Você está aqui
Home > Saúde > Vereador e secretário visitam em Salvador experiências de cuidados com animais de rua

Vereador e secretário visitam em Salvador experiências de cuidados com animais de rua

Estima-se que cerca de 400 animais, entre cães e gatos, vivam hoje abandonados nas ruas de Euclides da Cunha. Esse número é ainda maior quando se inclui povoados e outros tipos de animais. Quem aponta esse dado é Emanuel Ribeiro, ex-presidente da Associação Protetora dos Animais de Euclides da Cunha (APAEC) e que hoje integra um grupo independente de apoio à causa de proteção.

E foi pensando em mudar essa realidade da cidade que o vereador Rubenilson Campos (PV) e o secretário municipal da Saúde, Cláudio Lima, visitaram na terça-feira (08) em Salvador experiências exitosas de cuidados com animais de rua. A ideia é implantar em Euclides da Cunha ações de tratamento e de cirurgia de castração para evitar a proliferação e crescimento desordenado da população de animais nas ruas, além de apoiar a realização das feiras de adoção. “A situação em Euclides da Cunha está alarmante e devemos olhar com mais carinho e tomar providências para que não se agrave. Tenho conversado com o deputado estadual Marcell Morais, que atua nessa área, e estamos planejando formas de intervir na cidade”, informou o vereador ao site Resenha Local.

Segundo o atual presidente da APAEC, Paulo Caldas, a situação dos animais de rua hoje na cidade requer uma atenção maior e medidas mais enérgicas. Ele informou ao Resenha Local que pretende realizar na cidade uma triagem mais completa e detalhada do número de animais abandonados para que a associação possa planejar melhor as ações.

Para Emanuel, as secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente devem apropriar-se do problema, já que na cidade não existe um centro de controle de zoonose. “Todos os simpatizantes da causa animal vislumbram um projeto onde, de fato, venha resolver essa triste realidade, e que possam ajudar de forma voluntária, e não tomando a responsabilidade para si”, defende.

Durante a visita na capital baiana, o vereador e o secretário visitaram ações apoiadas pelo deputado Marcell Morais, conhecido como “o protetor dos animais”, conheceram a experiência do “Castramóvel”, veículo da Prefeitura de Salvador que roda os bairros realizando cirurgias de castração, e visitaram uma clínica onde são realizados procedimentos cirúrgicos nos animais.

Resenha Local

One thought on “Vereador e secretário visitam em Salvador experiências de cuidados com animais de rua

Deixe uma resposta

Top