Você está aqui
Home > Política > Quem dá mais? Em Tucano, vereadores aliados disputam indicação de nome de praça

Quem dá mais? Em Tucano, vereadores aliados disputam indicação de nome de praça

Em Tucano, uma situação no mínimo inusitada e que promete render fortes discussões está tramitando na Câmara Municipal. Dois vereadores aliados e ligados ao prefeito Luiz Sérgio (PSD) apresentaram Projetos de Lei para nomear uma mesma praça recém-inaugurada no povoado Pé de Serra.

A disputa é entre os vereadores Belmiro Ferreira da Silva (PR) e José Marcos Araújo Cavalcante (Marcos do Raio X – PTB), ambos com votação significativa na comunidade em questão. Belmiro quer que o novo logradouro seja nomeado Praça Antônio Penedo Cavalcante de Albuquerque e protocolou a proposta na Câmara dia 13 de setembro às 10h02. Já Marcos quer homenagear Antônio Cavalcante da Silva e deu entrada no documento na mesma data oito minutos depois, às 10h20.

Na briga pelos votos, vereadores querem ser padrinhos da obra. Montagem: Resenha Local

O fato causou estranheza e desconforto a vários vereadores da Casa, que chegaram a considerar absurda a situação. Isso porque se os dois projetos forem postos na mesa para votação, cada vereador vai precisar escolher de que lado ficará, uma situação desagradável não só com o colega vereador, mas também com a família dos homenageados.

Uma fonte da Câmara de Vereadores de Tucano ligada ao Resenha Local informou que outra questão está posta. O vereador Marcos do Raio X teve uma indicação com o mesmo propósito aprovada no dia 31 de agosto, o que o colocaria em vantagem nos trâmites legais da Casa. Belmiro, por sua vez, alega que ele já fizera essa indicação de nomenclatura há muitos anos, em outra legislatura.

A praça está localizada, literalmente, no centro do eleitorado dos dois vereadores. Foto: divulgação

Os dois projetos foram encaminhados para a Comissão de Redação e Justiça. A decisão se as duas propostas serão postas em votação é do presidente da Casa, o vereador Ronaldo Moura Dantas. Até lá, a expectativa e a resenha nos bastidores será grande.

Antônio Cavalcante da Silva (1919 – 2011) – Nascido no Pé de Serra, ajudava a comunidade onde morava e outras localidades vizinhas aplicando injeção em quem precisava, era responsável pela vacinação do gado dos moradores, cedeu sua residência para funcionar como sede de escola para alfabetizar alunos, além de compartilhar a água retirada do seu poço com a comunidade.

Antônio Penedo Cavalcante de Albuquerque (1902 – 1990) – Nascido no Arraial do Pé de Serra em 1902, “homem de grande valor e que sempre prestou serviços relevantes a esta comunidade”. Em outro trecho, o documento diz que aprovar a denominação da praça estará “homenageando esse grande homem, que muito contribuiu para o desenvolvimento do Pé de Serra”. Em 1937, foi nomeado governador da região; foi delegado de polícia e prefeito de Tucano em 1954.

Resenha Local

Deixe uma resposta

Top